domingo, 09 novembro 2025
InícioSaúde e bem estarConsumo diário de manga melhora controle glicêmico e composição corporal em pessoas...

Consumo diário de manga melhora controle glicêmico e composição corporal em pessoas com pré-diabetes

Um estudo publicado na revista Foods demonstrou que o consumo diário de manga (Mangifera indica) por 24 semanas proporcionou melhorias significativas no controle do açúcar no sangue tanto no curto quanto no longo prazo, reduziu a resistência à insulina, aumentou a sensibilidade à insulina e promoveu mudanças positivas na composição corporal de pessoas com pré-diabetes. A condição, se não tratada, pode evoluir para diabetes tipo 2, doenças cardíacas e AVC. Os resultados indicam que incluir manga fresca na dieta pode ser uma estratégia alimentar prática para apoiar o controle glicêmico e a saúde metabólica em pessoas com alto risco de diabetes tipo 2.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), mais de 130 milhões de adultos americanos vivem com diabetes ou pré-diabetes, incluindo cerca de 98 milhões com esta última condição. A expectativa é que, até 2030, quase 40% dos adultos nos EUA sejam afetados pelo pré-diabetes. A detecção precoce é vital, pois muitos desconhecem a doença até surgirem sintomas.

O papel da nutrição é fundamental, e dietas ricas em frutas, vegetais e compostos bioativos mostraram benefícios no controle glicêmico. A manga é uma fruta tropical rica em carotenoides, ácido ascórbico, fibras, compostos fenólicos, ácido gálico e quercetina, nutrientes que contribuem para seus efeitos positivos.

A pesquisa, conduzida pela Dra. Raedeh Basiri, da George Mason University, dividiu os participantes em dois grupos: um consumiu uma manga fresca diariamente (contendo 32 gramas de açúcar natural) e o outro um granola bar com baixo teor de açúcar (11 gramas). Após 24 semanas, o grupo da manga apresentou melhor controle glicêmico, maior sensibilidade à insulina e redução da gordura corporal, comprovando que o benefício da manga vai além do conteúdo de açúcar presente no alimento.

A especialista ressaltou que a composição completa do alimento é crucial para os efeitos sobre a saúde; o açúcar natural das frutas vem acompanhado de fibras e vitaminas, que trazem vantagens em comparação a alimentos processados com açúcares adicionados, que podem até aumentar o risco de diabetes.

O estudo é o primeiro a demonstrar clínicamente, a longo prazo, os benefícios metabólicos e na composição corporal da manga no pré-diabetes. Os pesquisadores sugerem que futuras investigações incorporem biomarcadores objetivos, avaliem populações mais diversas e explorem os mecanismos bioquímicos que explicam os efeitos da manga, incluindo seu impacto na sinalização da insulina e na inflamação.

Além disso, recomendam estudos comparativos com outras frutas e estratégias alimentares, e pesquisas adicionais sobre os benefícios metabólicos do consumo da manga, como sua influência em vias metabólicas e expressão gênica, considerando respostas individuais variadas.

Referência: Basiri et al., 2025. Daily Mango Intake Improves Glycemic and Body Composition Outcomes in Adults with Prediabetes: A Randomized Controlled Study. Foods 14(17):2971. DOI: 10.3390/foods14172971

Eduardo Martello
Eduardo Martellohttps://www.estacao12.com.br
Criador e diretor de infraestrutura e programação da Estação 12
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Mais Vistas